O Exorcista (1973)

O-Exorcista

 

O Exorcista (The Exorcist)

 1973 / EUA / 122 min / Direção: William Friedkin / Roteiro: William Peter Blatty / Produção: William Peter Blaty, Noel Marshall e David Salven (Produtores Executivos) / Elenco: Ellen Burstyn, Max Von Sydow, Linda Blair, Jason Mille, Lee J. Cobb

Falar do “O Exorcista” é falar do melhor filme de terror de todos os tempos. Tanto pelo tema polemico que envolve a igreja católica, imagens satânicas e a quebra da inocência quando o uma menina é possuída, temos também alguma das cenas mais famosas do cinema como o vomito que lembra sopa de ervilha, a cabeça da Linda Blair que gira 360º e sem contar as ótimas atuações de todos no elenco.

O filme vai fazer 40 anos esse ano e ainda continua assustador tanto quanto na época que saiu em 1973. Há várias lendas por cima do filme como: morreram 9 pessoas no set, o filme foi amaldiçoado e o fato dele ser proibido em vários países só ajudou a criar ainda mais a fama do exorcista.E não é a toa também; junto com o filme saiu o disco mais famoso do “Black Sabbath” Sabbath Bloody Sabbath que a capa fazia uma referencia direta ao satanismo; Então foi um alvoroço enorme nas mídias. Na musica tínhamos o Black Sabbath e nos cinemas O Exorcista.

the-exorcist

Muitas coisas se pode falar sobre esse incrível filme. Como ser o primeiro filme de terror a concorrer ao Oscar e ter ganho nas categorias de melhor roteiro adaptado e em Som. O áudio do filme que é uma coisa espetacular, dos créditos iniciais até ele ficar totalmente sem som demora uns 6 minutos e o interessante dessa cena de abertura como o som vária, você começa acompanhando uma escavação, e o som é forte e continuo. Da escavação para um mercado, do mercado a uma feira e vai indo, ele não para e também quando o filme avança você percebe que o som fala com o filme, em varias cenas. O som começa baixo e vai aumentando como um estrondo e depois volta à calmaria. É como o filme é do inicio ao fim que em todas as cenas começa com a calmaria e depois os estrondo.

Padre Merrin (Max von Sydow) está no Iraque liderando uma escavação arqueológica. No meio da escavação ele acha alguns objetos que são de diferentes épocas. Ao pouco ele vai ligando esses objetos ao verdadeiro mal que está por vir e a ultima cena que vemos Padre Merrin podemos perceber isso. Depois do Iraque somos levado a Georgetown, Washinton D.C. uma famosa atriz está gravando um filme na cidade,no começo não sabemos quem vai ser a protagonista do filme.Porque a câmera passeia entra as pessoas até chegar em Chris MacNeil (Ellen Burstyn) e depois saltar no Padre Damien (Jason Miller). Mas o legal apontar também que o filme não mostra por que “Pazuzu” escolheu Regan (Linda Blair) para ser possuída, o filme passa uma explicação básica e só. Outro ponto que o filme chama atenção é o embate ciência versus religião. Em algumas cenas em que Regan começa a mostrar sinais como mudança de comportamento, sua mãe a leva em vários médicos e ao passar do filme seu estado piora e os médicos não sabem o que ela tem. Até chegar ao clímax que é os médicos indicarem um exorcismo.  As cenas do exorcismo são até hoje lembradas como as mais aterrorizantes e nojentas, tanto que chegou ao cumulo de distribuírem sacos de vômitos nas salas de exibição. O filme mostra tudo de forma crua como uma das cenas mais fortes que Regan se masturba com um crucifixo e o demônio fala a seguinte frase “deixe jesus te foder” e depois a cena do exorcismo onde o ritual é feito,vemos o demônio aparecendo e claro com uma conclusão brilhante que o filme mostra para o publico.

theexorcistextdirectors

Gosto do que Friedkin coloca na cabeça do publico de tudo aquilo realmente ser uma alucinação e não ter acontecido realmente, tudo isso que acontece pode ser o ponto de vista de Regan e ela realmente pode estar passando por um colapso nervoso. Mas como explicamos a mudança de atitude dela? Gosto dessa frase em que Friedkin fala sobre a maldade. “Há violência na sociedade. Há uma linha fina entre o bem e o mal, e existe a possibilidade do mal em todos nós”. É de se pensar sobre tudo.

O Filme é incrível do começo ao fim e pode passar mais 40 anos e ele ainda vai ser mais assustador a cada década.

Assista ao filme pensando que o demônio pode estar ao seu lado e te influenciando seja você

Nota: 89ba3-full89ba3-full89ba3-full89ba3-full89ba3-full

Essa crítica foi publicada originalmente em Vida Cinéfila.

baixe o filme com Legenda + Filme

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s