A Volta dos Mortos Vivos (1985)

return_of_living_dead_1_poster_01

Direção: Dan O’Bannon / Roteiro: Dan O’Bannon (baseado na história de John Russo e Russell Streiner) / Produção: Tom Fox, Graham Anderson (Coprodutor), John Daly e Derek Gibson (Produtores Executivos) / Elenco: Clu Gulager, James Karen, Don Calfa, Thom Mathews, Beverly Randolph

A volta dos Mortos-Vivos é um clássico dos anos 80 um filme de horror misturado com comédia. Ele faz uma parodia com os filmes de George Romero onde explora também o mesmo tema que é a sobrevivência e a tentativa de uma socialização forçada diante de um evento maior. Nesse caso “Zumbis”! Mas o filme muda bastante, primeiro por ser uma comédia e depois mostrar o porquê de ter zumbis no filme. Diferente de Romero que nunca explica o motivo e só coloca as alternativas como sendo armas químicas, algum experimento que deu errado ou até mesmo o apocalipse.

Mas Dan O’Bannon, que foi roteirista de outro clássico que foi Alien – O Oitavo Passageiro. O diretor brinca com esses motivos colocando os mortos revivendo por uma bizarra experiência militar, onde um gás faz eles “acordarem” e atacar qualquer ser vivo atrás de cérebros. Essa situação bizarra só é maior graças aos seus personagens, como um grupo de “punk’s” que se vestem e agem pior que os mortos-vivos. Prova disso é quando Freddy (Thom Mathews) começa a trabalhar em um armazém e seus amigos o esperam sair do trabalho. Para passar o tempo eles decidem invadir um cemitério para se divertir. Trash (Linnea Quigley) uma das garotas do grupo tem um lema “Sexo e Morte” ela começa a tirar roupa em cima de um caixão. Enquanto isso Freddy e Frank (James Karen) são afetados pelo gás do exercito, e acabam trazendo a vida os mortos do armazém. Eles conseguem matar alguns, mas ainda tem uma grande questão o que fazer com os corpos?

tumblr_m80jjuHVck1qzcgluo1_1280

Eles decidem usar a fornalha do cemitério onde o simpático Ernie (Don Calfa) toma conta do lugar. Freddy e Frank queimam o corpo e a toxina que estava no corpo dos mortos contamina o cemitério todo fazendo com que os mortos ganhem vida.

Isso não poderia ser mais bizarro se não fosse pelos próprios mortos como um anão zumbi, velhos zumbis e todos gritam “Brains” que deixa todo o filme um misto de comédia com um gosto de gore. Os mortos andam novamente e isso faz que o grupo se separe uma parte vai até o armazém onde Freddy trabalha e outra parte se refugia dentro do necrotério. A partir disso é tudo um jogo onde não a vencedores, só o pânico geral. De um em um o grupo vai diminuindo.

Não vendo solução para o problema, eles ligam para o exercito e o coronel que está atrás do contêiner que é mostrado no começo do filme aciona um protocolo e dispara uma bomba nuclear que devasta a cidade inteira. Essa cena lembrou bastante o final de “A Noite dos Mortos-Vivos” de Romero onde se tem algumas imagens aéreas e uma narração é acompanhada no final do filme.

“A Volta dos Mortos-Vivos” é um filme bem interessante e divertido, é “trash” e despretensioso antes de “Shaun of the dead”. Zumbis já eram parodias certas, apesar de que o tom do primeiro filme ser um pouco mais séria o segundo filme já caiu no deboche desnecessário o típico filme que você desliga o cérebro para assistir. Mas assistam e se divirtam que esse filme que é um clássico do terror dos anos 80.

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s